twitter


Conceituando Currículo e sua Integração

com as Tecnologias


O currículo faz uma ligação com o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de vários objetivos. Supõe selecionar, tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, quando ensinar e quando avaliar.
O currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, as experiências de vida acumuladas por esse aluno ao longo de sua existência, as quais contribuem para a formação de uma perspectiva construcionista educacional. É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho para que o professor possa explorar no desenvolvimento de suas atividades. Logo, o que se quer dizer é que a escola deve buscar na experiência cotidiana do aluno elementos que subsidiem a sua ação pedagógica e, ao mesmo tempo, recursos que contribuam para a formação do currículo escolar dos educandos.
A escola não pode esquecer que quando os alunos chegam, eles já possuem uma história de vida, recebem freqüentemente influências fora da escola, apresentam um comportamento individual, social e uma vivência sociocultural específicos ao ambiente de origem de cada um deles. Todas essas características individuais dos alunos integram elementos básicos que auxiliam na formação do currículo escolar. É isso o que nos dizem MOREIRA e SILVA:
"[...] a cultura popular representa não só um contraditório terreno de luta, mas também um importante espaço pedagógico onde são levantadas relevantes questões sobre os elementos que organizam a base da subjetividade e da experiência do aluno." (MOREIRA e SILVA, 2002:96)
O currículo escolar, além dos aspectos já mencionados, também pode ser entendido como um processo de socialização das crianças com o objetivo de enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade. Neste sentido, acredita-se que as relações sociais, as trocas de experiência, o cotidiano, formam um conjunto de fatores que garantem a formação de um currículo escolar que busca integrar a vida escolar à vida social. Em contrapartida tem-se que a perfeita observação de todos esses elementos direciona à verdadeira práxis do currículo, ou seja, a articulação entre a teoria e a prática curriculares em sala de aula. Construir o currículo na sala de aula requer profissionalismo e competência por parte dos professores quanto à utilização de uma importante ferramenta pedagógica: a vivência sociocultural das crianças.



Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Hoje encontramos muitas informações sobre o uso do computador nas escolas, mas muitas pessoas ainda não acreditam que isso possa trazer algum ganho aos alunos, mas também muitas desconhecem o papel desse instrumento na educação.
Há ainda, a falta desse instrumento nas escolas, por não ser possível custear a demanda. Mas o uso do computador e internet nas atividades interagi com o currículo, sendo utilizado como ferramenta multidisciplinar mostra que é possível sim trabalhar com o computador na escola, de diversas maneiras. Sendo assim, o professor irá propiciar novas condições de trabalho ligadas aos assuntos discutidos em sala de aula, enriquecendo e reforçando o conteúdo trabalhado.
É necessário saber que o uso do computador, assim como outros recursos disponíveis é apenas um meio, para que aconteçam as atividades proposta pelo professor. O mesmo pode fazer várias escolhas quanto ao instrumento de trabalho, e seja qual for essa escolha, é preciso que se tenha consciência e responsabilidade, para não se desvincular do verdadeiro objetivo: a aprendizagem
.